Viroses!

Febre há 2 dias, diarréia, vômitos. A criança é levada ao pediatra e ele diz que é VIROSE! Os pais se olham discretamente e pensam (“mais um médico que diz que é virose… no mínimo ele não sabe o que o meu filho tem!”). Parece engraçado, mas não é exatamente isso que você pensa quando ouve a palavra virose?!
Vamos aos esclarecimentos:
1 – Virose é um termo genérico que se refere a qualquer doença causada por virus, e não uma palavra para designar algo “do além”, ou que não é conhecido.
2 – A maioria das doenças infecciosas que acomentem as crianças são infecções virais, por exemplo: gripe (é vírus), faringite (pode ser viral), caxumba (vírus!), varicela (também conhecida como catapora… é outro vírus!), otite (tem aquelas causadas por vírus), diarréia (geralmente ocorre por uma infecção viral, você sabia?) e várias outras!

3 – Como a maioria das crianças apresentam gripe ou resfriado no inverno e infecção gastrintestinal (vômitos e diarréia) no verão, os pais irão ouvir muitas vezes o termo “virose”, para coisas diferentes.

Sendo assim, virose é um termpo bastante genérico que significa infecção viral. Isso não significa que seu filho não tem nada, ou que não se sabe o que ele tem! Além disso, as infecções virais apresentam um ciclo, geralmente de 7 a 10 dias, para se resolverem por completo. Não há remédio específico para matar os vírus, portanto, o melhor que temos a fazer quando a criançada está com infecção viral, é auxiliarmos no alívio dos sintomas e evitarmos as complicações.

Se é diarréia e vômitos, hidratar é o melhor remédio. Se é resfriado, temos que lavar o nariz com solução fisiológica para os pequenos conseguirem dormir melhor… e assim por diante. Às vezes é necessário dar medicação para aliviar o desconforto causado pela febre, que pode durar por 3 a 5 dias.

Nas próximas postagens vou falar com um pouco mais de detalhes sobre cada uma das “viroses”… ops!! Cada uma das “infecções virais” (olhem como fica mais bonito falar assim… hehehehe).

7 comentários sobre “Viroses!

1. Costumo brincar = a chance de um médico errar quando diz que uma criança tem uma ‘virose’ é de aproximadamente 10%…ou seja, 90% de chance de acerto….rsrsrsrs…

2. Olha só! descobri um lugar pra estudar medicina nas férias!!!=DAdorei a explicação, sério mesmo!É fácil de entender e interessante…Olha só eu dando uma de crítica literária hahhahaBeijo dr. Papai Noel=)Alena