Só uma olhadinha


Quer me deixar furioso, peça para eu dar “só uma olhadinha” no seu filho. Isto não existe gente! Só uma olhadinha não!

Quando a criança tem algum problema de saúde, precisamos saber o que está acontecendo, quais os sintomas, o estado geral da criança. Por mais que seja apenas um resfriado, temos que ter certeza se a criança realmente está bem e se não há risco de evoluir para algum outro problema. Mesmo avaliando muito bem avaliado, há possibilidade de deixarmos passar coisa que não deve (já que pediatra também é humano). Imagina dando só uma olhadina!!

Definitivamente não! Temos que ficar atentos a todos os sintomas da criança. Vômitos, por exemplo podem acompanhar qualquer tipo de infecção. Pode ser desde um alimento que não foi muito bem digerido até uma meningite! Tosse pode estar relacionada a algum problema pulmonar, refluxo gastroesofágico, sinusite, faringite, aspiração de objeto. Só com uma olhadinha você acha que é possível diferenciar uma coisa da outra? Eu não consigo.

Se seu filho tem algum problema de saúde e por isso você procurou o pediatra, peça a ele que avalie o seu filho. Avaliar vai muito além de uma simples olhadinha, ok?! Faça um teste: peça ao arquiteto dar uma olhadinha na sua sala, ao advogado dar uma olhadinha no seu contrato, ao dentista dar uma olhadinha no seu dente, ao veterinário dar uma olhadinha no seu cachorro… E por falar em veterinário… um amigo meu comentou que esses dias foi a um pet shop e na parede estava escrito em letras bem grandes: CONSULTA – R$ 80,00 / OLHADINHA – R$ 160,00! Risos…

Valorize a saúde de seu filho e o trabalho de seu médico, ok?!

Falo isso, porque, mesmo pagando consulta, teve uma mãe que esperou um pouco mais do que deveria no plantão, entrou no consultório me xingando que eu estava demorando nas consultas e disse que plantão era só pra eu dar uma “olhadinha” nas crianças. Pára né. Comigo não. Se a consulta demorou é porque foi necessário um tempo a mais com aquela criança. Respeito é bom, e o pediatra também gosta!

Abraços
Tio Thiago

8 comentários sobre “Só uma olhadinha

  1. É exatamente esta correria do dia-a-dia que me preocupa. O tempo tem se tornado um valor mais importante do que a atenção, o cuidado. As pessoas não aceitam esperar para serem bem atendidas, mas não reclamam de ficar esperando por 2 horas na fila da montanha russa do Beto Carrero! Até a doença tem que melhorar mais rápido! Antibióticos são prescritos na esperança de resolver o problema logo (sem necessidade, obviamente). Em resumo: o médico tem que ser rápido, não pode errar, tem que prescrever um remédio que resolva o problema em 24 horas e claro, tem que estar sempre disponível.

  2. Conheci seu blog indicado por uma amiga: ADOREI!!!
    Em dezembro levei meu filho para uma consulta na Clínica com uma colega sua. Enquanto aguardava me surpreendeu a reclamação que uma mãe fazia ao saber que você era o médico do plantão. Ela disse: AH não, ele demora tanto!!! Fiquei pensativa….
    O que será que pensam estas mães?
    Será que a correria do dia-a-dia está anestesiando as pessoas, fazendo com que queiram tudo rápido e mecânico?
    Uma boa avaliação é tudo!!!

  3. yupiiiii!!! heheheh
    Que empolgação hein Graci! hehehe
    Ana… claro que lembro de você!
    Lilian e Mami… olhadinha realmente não dá né?! Afffff
    Mary! Eis que surge uma luz no fim do túnel!! Você conseguiu essa façanha? Você nem imagina o bem que fez para seu pequeno!! Mesmo aceitando frutas apenas batidas com leite, as células estão programadas para aceitar menos açúcar, reduzindo o risco de obesidade e diabetes quando ele for grandinho!

    Um dia chegamos lá!
    Abração do Tio

  4. Boa noite, Dr. Thiago! Resolvi dar uma “olhadinha” no seu blog; mas beeem diferente da que está em questão. Também acho o fim dos tempos uma consulta padrão “fast food”.
    Sou a mamãe da Alice, uma menininha de 10 meses que é sua paciente… Enfim, se não se lembrar de nós é perfeitamente normal; quisera eu saber de cor o nome de todos aqueles a quem já prestei cuidados e que marcaram minha trajetória.
    Enfim, conheci o blog e adorei a iniciativa! A linguagem é simples, o discurso é informal, o conteúdo realmente interessante e com um ar de humanização. Pensei em criar algo semelhante quando me formei, acho que vou retomar esse plano! Parabéns pelo profissionalismo!!!

  5. Que “fofo” o seu blog. Se me permite falar assim. Adorei! Tenho um filho de 3 anos. Só para comentar o texto sobre o açúcar: meu filho começou a usar açúcar apenas com 2 anos e meio, gostava de todas as frutas, agora só come batidas no leite. U´nica comida que não gosta. Doces, até gosta, mas só de chiocolate e balas. Outros não come, nem refri, nem Danoninho.. nada… Beijos!!

  6. O Thiago é um grande profissional, atencioso como poucos. Prova disso é o grande numero de pacientes que ele tem.
    Infelizmente nesse país, os médicos plantonistas mal dão “uma olhadinha”, prescrevem um analgésico e pronto!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s