Dor na Nuca – Parte II

Olá gente, tudo bem?! Vou tentar esclarecer rapidinho algumas dúvidas que surgiram no post sobre dor na nuca(http://tiothiago.blogspot.com/2009/01/dor.html). Achei legal esclarecê-las através de um novo post, já que considero este tópico bastante importante.

1 – Pressão alta pode sim cursar com dor na nuca, porém em criança este sintoma é raro como consequência do aumento da pressão. No adulto é frequente, mas só quando a pressão está muito alta. Geralmente a pressão alta é silenciosa. Por isso devemos fazer o controle da pressão rotineiramente.

2 – Febre, dor na nuca e dor de barriga podem sim ser sinais de meningite. Porém vários outros sinais e sintomas devem ser avaliados. Neste caso o médico deve ser procurado imediatamente. Infelizimente demorei para responder. Espero que os pais tenham procurado o pediatra em tempo.

3 – Dor na nuca com hemograma normal dificilmente corresponde a meningite. Ainda mais quando a dor persiste por muitos dias (ou semanas)e piora com o movimento. Neste caso deve-se considerar compressão de nervos que saem da coluna na região cervical. Procure o médico hein! Nada de ir ao “Sr. Fulano” que é bom de colocar “os nervo” no lugar!!

4 – Dor na nuca relacionada ao estômago? Muito difícil! Mas enfim… na medicina acontece de tudo! Tem um tipo de enxaqueca que é acompanhado de dor abdominal. A dor no pescoço pode vir de “brinde” nessa situação.

5 – Quem já teve meningite pode pegar meningite outra vez? A resposta é sim. Quando somos acometidos por infecções bacterianas, nosso organismo não consegue memorizar a informação e gerar defesa futura (como faz na catapora, por exemplo, que pegamos apenas uma vez na vida). Assim, meningite, pneumonia, otite, infecção urinária, entre outras infecções bacterianas, podem sim se repetir. Portanto, muita atenção! Mas cá pra nós… pegar meningite 2 vezes é muito azar né?! Então relaxa e vai curtir a vida!

6 – Meningite sempre vem acompanhada de febre alta? Mais uma vez, digo que na medicina acontecem coisas que nos surpreendem, então minha resposta é que a meningite quase sempre vem acompanhada de febre alta. Se tem excessão, eu nunca vi.

Acho que é isso. Sobre o Enzo, um paciente que tem Diabete tipo 1 e que a mãe agradece pelo diagnóstico, digo que este foi realizado pela própria família, que ficou atenta aos sintomas da criança. Eu apenas solicitei um exame confirmatório. Quando a família presta atenção nos sintomas e nos relata com precisão, tudo fica mais fácil! Então vale a dica: prestem atenção nos seus filhos, perguntem na escola detalhes como apetite, evacuação, acidentes etc. Tem mãe que chega no consultório dizendo que o filho está com dor de barriga, mas não sabe nem se a criança evacuou naquele dia. Assim não dá né gente?!

Um abração do Tio!

13 comentários sobre “Dor na Nuca – Parte II

  1. DR.minha filha tem 4 anos e a dois dias ela esta reclamando de dor na nuca e dor na barriga ,não esta comendo ,esta muito irritada e impaciente ha levei ela no medico ele me disse que pode ser manha de criança ….más eu conheço a filha que tenho ….será que pode me ajudar muito obrigado …..

  2. Tenho gastrite já estou tratando mas tenho muita dor na nuca e queda de cabelo ,tenho também osteostri no joelho. Já faz um mes que estou tratando a gastrite mas as dores na nuca cotinua. O que eu faço.

  3. Drº Thiago minha filha teve meningite com um ano e três meses, não apresentou febre, o que dificultou muito o diagnostico (mesmo com toda rigidez), o que evoluiu para uma meningoencefalite, deixando meu bebe quase 15 dias internada,a metade na UTI. Hoje ela tem 10 anos e não tem nenhuma sequela.
    aldria.santos@ig.com.br

  4. Grande Garoto.
    Primeiramente agradecer a sua pessoa pelo empenho na solução de problemas que aflinge muitos pais (saúde de seus filhos em primeiro lugar)e pela dedicação aos nossos baixinhos. Ah! E obrigado tbm por atender pelo plano Correios Saúde, kkk , se nao fosse isso, eu estaria ferrado com a molecada!
    Cordialmente,

    Pai dos meninos. (Vc sabe quem é!) kkk

  5. Primeiramente gostaria de agradecer, por este blog que nos informa um pouco de tudo. Sou mãe de 1º viagem e mãe de internet,vasculho todos os sites, gostaria que me tirasse uma duvida, minha filha tem dois anos todas as noites ronca, tem dificuldades respiratória, e tosse bastante.De tudo isso o que mais nos incomoda é aquela tosse carregada. O Pediatra receitou aeroflux, asdron, nasonex, rinosoro, está com 2 meses de tratamento e nada.O que pode ser isso?

  6. Você deve procurar seu médico para avaliação. Pressão alta pode cursar com estes sintomas. Se descartada hipertensão, seu médico deverá investigar outras causas de dor na nuca, como problemas oesteomusculares e em nervos do pescoço. Um abraço.

  7. OPS! Era aqui que eu deveria colocar meu comentário sobre o tema, né?? Pra ti ver como eu entendo de Blog! rsrsrsr
    Amigo, vou repetir:
    Sou solidária: também odeio jaleco branco e não uso no meu consultório! E tenho dito!!! rsrsrsrsr
    Saudades de vc!!
    Beijocas, Nessa

  8. ola amei suas resposta foi muito bom obrigado pors estava com muito medo pq minha filha estava com estes sitomas de por ver isso aqui levei logo para o medico mas garcas a Deus nao foi miningite obrigadop mesmo douto fika com DEUS

    ass. LIGIA COSTAS

  9. Só tenho a agradecer a Deus por ter colocado o Dr Thiago no nosso caminho.

    Pois ele foi um anjo da guarda da minha filha quando ninguém sabia o que ela tinha,fiz uma consulta ele pediu uns exames e foi descoberto e tratado.
    Obrigada e que Deus te proteja sempre.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s