Carteira de motorista para pais

Vou iniciar uma campanha: “Quer dirigir um filho? Então estuda!” Estuda e prova que está apto para ter uma criança em casa. Tem gente sem noção, não é mesmo?! E vou falar… é sem noção nenhuma de nada! Como consegue ter uma criança em casa?! Pior que não consegue… Resultado: crianças sem limites, mal educadas. Não estou sendo pessimista, mas sim realista. Crescer sem compreender o limite não gera cidadãos, mas pequenos narcísicos que buscam apenas a satisfação pessoal. Passam por cima dos outros, como elefantes pisando em formigas. Não sabem aguardar a vez, nem agradecer. São intolerantes em filas, inclusive de parques de diversão. Diversão?! Não sabem se divertir em grupo, apenas sozinhos e na frente do computador. Mas será que se divertem mesmo? Ou apenas se escondem para formalizar o estado de solidão, mesmo na presença dos pais?!

Precisamos de pais que não tenham medo de falar para o filho que “isso não é coisa de criança”, “este programa não serve para você”, “quando você crescer, você poderá fazer isso, mas por enquanto não”, “agora é hora de criança dormir, vai pra cama”. Também precisamos de pais que saibam sentar no chão e falar: “filho, vamos pintar neste quadro?”, “este brinquedo parece ser legal para sua idade”, “vem aqui que vou lhe contar uma história”, “saia do computador e venha andar de bicicleta com o papai”. 

Por que os pais estão com tanto medo de assumir o papel de pais? Será que alguém tem alguma dúvida da função materna e paterna?! Pois bem… se a dúvida existe, vamos voltar aos bancos de escola para aprender. “Quer dirigir um filho? Então estuda!”

Começaremos com as noções básicas de anatomia e sobrevivência humana. As mães aprenderão que os filhos não morrem de fome se ficarem mais de 3 horas sem comer. Sendo assim, não precisarão dar mamadeira ou danoninho se a criança não quiser comer arroz com feijão. Aprenderão também que no verão as crianças sentem calor, igualzinho aos adultos, e por isso não precisarão usar roupas compridas contra a vontade. Os pais perceberão que a criança realmente necessita dormir para crescer, e passarão a utilizar a sua autoridade  para colocar os filhos na cama, na hora certa.  Também aprenderão a ler uma história antes de apagar a luz. Além disso, perceberão que as crianças copiam o comportamento dos adultos, e por isso passarão a falar menos e agir mais, de um jeito melhor.

Depois das aulas, vamos fazer um teste psicotécnico e de “direção defensiva”. No primeiro, haverá prova para saber se os adultos estão aptos a ficarem pacientemente na frente da criança por mais de 15 minutos, brincando, ensinando, e colocando os quadradinhos e círculos nos lugares certos. No segundo, serão testados quanto à sua capacidade de continência. Se passarem neste teste, deixarão de fazer as coisas no lugar dos filhos, e estarão aptos a ensiná-los como fazer. Respeitarão o seu tempo, o tempo da criança. 

Após este processo de aprendizado e testes, os pais receberão uma “carteira de motorista” com validade de 5 anos. Para renová-la, serão submetidos a novos testes, incluindo questões sobre a faixa etária atual do filho e a avaliação dos “pontos” acumulados na carteira nos últimos anos. Se os pontos na carteira passarem de 20, terão sua habilitação cassada. 

Agora falando sério… até para dirigir um carro devemos estudar e nos submetermos a avaliações. Para ter um filho, basta tomar um pileque e esquecer do preservativo. Enquanto o mundo funcionar assim, não me assustarei ao ver as notícias que tenho visto na televisão.

2 comentários sobre “Carteira de motorista para pais

  1. Com certeza. Sou da opinião não só de que as crianças precisam de limites, na verdade, elas querem, pedem por limites. O limite é uma forma da criança se sentir segura, tipo “eu posso ir até aqui”. Ela tem alguém que a oriente, que lhe dê um norte, não se sente perdida. Espero estar sendo uma boa mãe para o meu filho.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s