Coisas de bebê

Olá gente! Tudo bem? Hoje vou falar um pouquinho sobre alguns itens indispensáveis para os cuidados do recém nascido. Preparei uma listinha básica que poderá ser útil na organização e escolha destes materiais.

Fraldas tamanho RN:item indispensável! Sugiro não comprar muitas fraldas RN, pois alguns bebês nascem grandes e precisarão de fraldas maiores. Se for fazer um chá de fraldas, peça fraldas maiores e compre poucas RN.

Cotonetes: servem para tudo, menos para colocar dentro da orelha dos pequenos! Não devemos nunca limpar dentro do ouvidinho, pois o conduto auditivo dos RNs é  muito pequeno. Quando colocamos os cotonetes, acabamos empurrando mais ainda o cerumem. De qualquer forma, os cotonetes servirão para limpara a parte externa da Orelha, as narinas (com cuidados!) e as dobrinhas (pescoço, coxa, axila, etc).

Algodão em bola: utilizados para a higiene do bumbum e outras coisitas mais. Em casa, utilize algodão com água morna e evite usar o lenço umedecido, reduzindo assim o risco de assaduras. Ah! Nada de inventar moda com algodão colorido. Eles aumentam a chance de alergia. Nada como o bom e velho algodão branco.

Garrafa térmica:deixe a água morna pertinho, para não correr o risco de querer usar o lenço umedecido.

Lenço umedecido: no primeiro mês de vida, tente evitar os lenços umedecidos. Eles são excelentes pela sua praticidade, mas dependendo de sua qualidade e da sensibilidade da pele do bebê, podem provocar muita assadura. Sugiro que você use apenas o algodão com água morna neste período, deixando o lenço umedecido para ocasiões hiper mega especiais, como falta de água! Risos. Se for indispensável o uso dele, retire o excesso do líquido, enxaguando-o com um pouco de água e espremendo até o final. Assim ele será menos agressivo para a pele do bebê.

Sabonete neutro líquido: tem várias marcas no mercado. Prefira os brancos, glicerinados e hipoalergênicos. Sabonete não faz ninguém dormir! Então nada de frescurites nos primeiros dias de vida. Evite tudo que tenha perfume muito forte para reduzir as chances de alergia. Não esqueça que o bebê tem que se acostumar com o cheiro da mãe! Portanto, as mamis devem evitar também usar perfumes fortes nos primeiros dias de vida do bebê.

Xampu infantil neutro: assim como o sabonete, evite xampus com muito perfume. Prefira aqueles com pH neutro, pois não ardem os olhos do bebê.

Álcool 70%: este é um item importantíssimo, pois deverá ser utilizado na higiene do coto umbilical, até sua total cicatrização. Pingue algumas gotinhas no coto umbilical sempre que for trocar a fralda. Se precisar, utilize um cotonete para remover a secreção e o sanguinho seco que fica no local. Depois que o coto cair, mantenha o álcool até não sair mais nada de secreção do umbigo.

Tesoura sem ponta para unhas: uma das tarefas mais difíceis é cortar as unhas dos bebês! Espere alguns dias para cortar as unhas, pois elas podem estar um pouco “encravadas” na primeira semana. Quando for cortá-las, tome muito cuidado para não machucar a pontinha dos dedos de seu pequeno!

Pente e escova de cabelos com cerdas macias: frescura. Pentear os cabelinhos nos primeiros dias, só se o bebê nascer com cabeleira mesmo! Não esqueça que a pele do bebê é bastante sensível. Nada de fazer muita pressão para pentear a jubinha.

Termômetro: existem muitos modelos no mercado. Tem termômetro axilar, de testa, orelha, e por aí vai! O melhor mesmo é o velho e gerreiro termômetro axilar. Sugiro que você compre um digital com haste flexível. Nada de comprar o mais barato. Pergunte para o vendedor o de melhor qualidade. Apesar de ser mais exato, evite o termômetro de vidro, pelo risco de acidentes.

Termômetro para banheira: para as mamis que ainda estão inseguras com relação à temperatura do banho, o termômetro pode ajudar muito. Uma temperatura de 38oC deixa o bebê bastante confortável na hora do banho que pode ser dado na banheira ou no balde especial. Eles adoram!

Pomada para prevenção de assaduras: cada pediatra tem preferência por alguma. Não há necessidade de passar a pomada em todas as trocas de fralda. Você pode deixar para usá-la quando a criança estiver começando uma assadura, ou se você for demorar para trocar a fralda (como as trocas noturnas). Lembre que tem muitas pomadas com Nistatina. Estas só devem ser usadas com prescrição médica, pois são específicas para assaduras com fungos.

Spray nasal de soro fisiológico 0,9%: lembre-se que o bebê não sabe assoar o nariz. Portanto, um spray nasal de soro pode ajudar na higiene diária. Todos os dias na hora do banho, higienize o narizinho do bebê fazendo spray de soro nasal. Ele ficará com a respiração bem mais tranqüila. Verifique com seu pediatra qual o soro de sua preferência.

Aspirador nasal com pêra de borracha: eu não gosto muito deste dispositivo. Apenas o spray nasal é suficiente. Mas, se você quer muito ter um desse, cuide para não fazer muita pressão na hora de sugar a secreção nasal, pois há o risco de desconforto para o bebê.

Bolsa de água quente pequena: este é um item bastante útil para os momentos de desespero! Se você pensou nas cólicas, acertou! Nada como um bom calorzinho na barriguinha do bebê para ele se acalmar. Não esqueça que a pele do bebê é bastante final, então controle a temperatura da água. 

Tudo na mão? Pronto! Agora só falta colocar em prática todo este preparo para o cuidado com o bebê. Não esqueça que a higiene dos pequenos pode ser um momento de carinho e aprendizado! Curta cada instante!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s