Molusco Contagioso

Nas últimas semanas tenho atendido muitas crianças com lesões de peledenominadas molusco contagioso. Bem… o nome realmente é bizarro, mas as lesões não são nada graves, apesar de incomodarem um pouquinho. Ah! E não tem nada a ver com um molusco de verdade também. A foto foi só para você não esquecer do nome da infecção, ok?!

Mãe: Como assim?! Eu achava que era só uma verruguinha. Mas é o quê? Um molusco contagioso?!
Joãozinho: Mãe! Estou com o Lula Molusco!!
As lesões podem aparecer em qualquer pessoa, mas vemos com mais freqüência nas crianças de até 10 anos. São contagiosas, ou seja, adquirimos a lesão pelo contato, causadas por um vírus chamado poxvírus (me divirto com esses nomes difíceis!! Risos).
Mãe: O que o meu filho tem, doutor?
Thiago: Uma infecção por poxvírus!
Mãe: É grave?
Thiago: Não, é apenas um tipo de virose.
Mãe (pensando): Esses médicos! Não sabem o que é, dizem que é virose!
O vírus recebe o nome carinhoso de “molusco contagioso”, justamente por estar mais presente em regiões quentes e úmidas, como alguns moluscos.

O tempo de incubação é extremamente variado: de duas semanas até 6 meses. O que significa isso?! Isso significa que as lesões podem aparecer agora, mas o contato pode ter sido feito há muito tempo. O vírus fica quietinho no nosso corpo (“incubado”), sem demonstrar lesão, por até 180 dias! Não se sabe ao certo até quando o vírus pode ser transmitido, ou seja, após aparecerem as lesões em uma criança, até quando ela transmite para as outras pessoas. Lembro que, se a criança ficar coçando a lesão, ela pode se espalhar (“autoinoculação”) e dar origem à várias outras, ao redor da primeira, ou à distância.
  
As lesões geralmente não doem e não coçam, porém as crianças costumam “cutucar” as bolinhas, que muitas vezes acabam inflamando. Se deixar quietinho, não há problema algum.
Podem aparecer em qualquer lugar do corpo. Apresentam-se como pequenas bolinhas (“pápulas” no dicionário mediquês), cor da pele ou levemente acastanhadas ou rosadas. Podem aparecer sozinhas ou agrupadas. Geralmente apresentam 2 a 3mm de diâmetro, mas podem chegar até a 1cm (isso sim que  um molusco!!). 
As variações são tantas, que realmente precisamos de um médico para fazer o diagnóstico! Mas geralmente são bolinhas (como verrugas), totalmente aderidas na pele (em toda a sua base), com uma discreta depressão na região central. Imagine um puff! Nada a ver né?! Mas lembra, vai…

O tratamento de escolha é a curetagem das lesões, ou seja, uma pequena raspagem. Como as lesões são bem superficiais, o procedimento é pouco doloroso e causa discreto sangramento. Para ajudar, podemos passar um anestésico local (em forma de creme), antes do procedimento. 
Outra alternativa é a crioterapia(nitrogênio líquido) ou o uso de um “ácido” que pode ajudar a remover as lesões. De qualquer forma, a curetagem traz um melhor resultado.

Há quem diga que não se faz nada, por ser um quadro viral. Mas deixar a criança com uma lesão por até 6 meses, correndo o risco de aumentar o número delas ou até inflamar (já que a criançada adora coçar!!), não acho legal. 
Depois de ler este artigo, vê se não vai se achando médico e diagnosticando picada de mosquito como molusco contagioso, ok?! Risos! 

7 comentários sobre “Molusco Contagioso

  1. Meu filho teve com 5 anos, eu usei vários remédios, mas o que funcionou foi na hora do banho eu tirava as bolinhas com a unha e lavava depois passava uma pomada.

    1. Olá Sheila. Tirar as bolinhas em casa pode levar à infecção. Por isso sempre recomendamos procurar um profissional qualificado para isso. Deu certo no seu caso, mas não podemos indicar esse “método domiciliar”, ok? Abraço e obrigado por passar pelo Blog!

    1. Não tenho como avaliar a conduta de um colega. Esta não é a função do blog, desculpe. De qualquer forma, acho válido você estabelecer uma relação aberta e franca com seu pediatra, questionando a conduta caso tenha dúvida. Ele terá todo interesse em lhe explicar o que está sendo orientado.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s