O andador se ferrou!

Todos já conhecem a minha opinião sobre o andador: além de não ajudar, atrapalha! Criança não combina com andador e pronto. Mas não adianta. Sempre tem alguém que acha bonitinho ver a criança correndo por aí, parecendo um hamster na rodinha… Claro! Um hamster na rodinha! Vou criar um dispositivo para vender para pais preguiçosos (e sem noção!): uma gaiola que a criança fica presa o dia todo, gastando energia: não engorda e não incomoda!! Uau! Como eu não tinha pensado nisso antes?! Tem tanta gente com necessidade de comprar bugiganga! Bem… as crianças não se beneficiariam muito disso. Seriam massacradas… já sei! Vou fazer um desses para gente grande!
Não acredito! Fui correndo ver na internet e… Já inventaram isso antes!

Sobre o título… É isso mesmo: O Andador se Ferrou! Recentemente, foi veiculada na mídia a notícia de que a Justiça de Passo Fundo (RS) determinou a proibição da comercialização de andadores infantis em todo o país, alegando que nenhuma das marcas comercializadas está dentro das normas do INMETRO (clique aqui). Bem… na verdade, mesmo que seguissem as normas, não deveriam ser usados por uma série de motivos! Resolvi , então, apontá-los um a um, para tentar convencer aqueles pais que ainda insistem na ideia de ter um andador em casa. Não consigo mais fazer cara de paisagem ao atender uma criança que despencou da escada enquanto usava um andador. Sei que acidentes acontecem, mas na boa… se não é pra usar, não é e pronto!! Não insiste.

Pra eu não parecer malvado, vou começar mostrando que os andadores são uma verdadeira porcaria, mesmo se fossem perfeitos, inquebráveis e não oferecessem riscos imediatos de acidente para o seu filho:

  • É muito feio deixar o filho no andador para “sobrar um tempinho” para fazer outras coisas. Criança precisa de atenção integral. Faça as suas coisas, enquanto seu filho  estiver dormindo ou com outra pessoa. Mas largar uma criança no andador, solta por aí… não né!
  • Ninguém precisa caminhar antes do tempo. Deixe seu filho ser uma criança normal, daquelas que andam entre um ano e um ano e meio. Seu filho não precisa ser mais “esperto” do que os outros. Tem pai que adora colocar a criança no andador e mostrar para os amigos: olha que bonitinho, ele já sabe caminhar! Deixa pra fazer isso com o seu cãozinho, não com o seu filho!! Ah… e por falar em cãozinho, olha que lindo que está o Sushi!! J
  • Andar com o andador antes de aprender a se levantar adequadamente, faz com que a criança não fortaleça de forma adequada a musculatura do quadril e da coxa. Resultado: quedas com maior freqüência depois que começam a caminhar sozinhos. Aí vem os pais reclamando que a criança tá meio mole!
  • Aprender a andar com o andador cria na criança a ilusão de que ela pode correr sem se preocupar em ficar em pé. Resultado: a criança abre os braços e o pai fala: “vem meu filho!” A criança sai correndo, dá dois passos sozinhas, cai de cara no chão e… E a mãe briga como pai, aproveita para dizer que ele não serve nem pra cuidar da criança, e por aí vai! Não é assim?! E a criança chorando, sem ninguém prestar socorro!! Argggg!

Mas, como muito bem apontado na matéria do Fantástico (assista novamente ao vídeo já que a Globo tem mais moral do que eu! hehehehe), os andadores não são perfeitos. Das 10 marcas analisadas pelo INMETRO: Angel, Burigotto, Chicco, Cosco, Dardara, Divicar, Galzerano, Hércules, Philpoo e Baby Siclos, todas foram reprovadas. Como não há regulamentação para a produção de andadores no Brasil, eles seguiram os critérios europeus. Aí vem a pergunta: você andaria em um carro produzido sem seguir um parâmetro de segurança?! Claro que não né! E por que coloca o seu filho a andar em um?! Difícil entender os pais! Vou te contar!

Dê uma olhada no resumo dos testes e veja como os andadores  podem contribuir para a saúde e bem estar de seu filho:
  • Teste dos dedinhos: os andadores das marcas Angel, Hércules e Baby Siclos tem abertura que permitem que as crianças tranquem seus dedos, aumentando o risco de ferimentos cortantes, fraturas e lesão por “estrangulamento” dos dedos. Chato né?
  • Teste dos cordões: os aparelhos que apresentam cordões muito compridos, podem oferecer maior risco de enforcamento da criança. As marcas Hércules e Philpoo foram reprovadas.
  • Teste do assento: o assento não pode ceder demais quando a criança estiver sentada, ou seja, não pode se rebaixar com o peso da criança. Este movimento pode machucar as pernas dos bebês. Reprovadas: Angelo, Burigotto, Dardara, Galzerano, Hércules e Baby Siclos.
  • Teste de permanência: algumas marcas tiveram problemas quando os bebês permaneceram por muito tempo no andador. Talvez este seja um dispositivo de segurança, para que os pais não esqueçam seus filhos! Mas cuidado, que este dispositivo faz com que a criança caia no chão e se machuque! Marcas reprovadas: Angel, Burigotto e Baby Ciclos.
  • Teste do impacto: As mesmas marcas Angel, Burigotto e Baby Ciclos não aguentaram o teste que simula um bebê pulando no andador.
  • Teste do degrau: nenhuma marca tem dispositivo que impede a queda do andador em um degrau. Este é um dos acidentes mais graves relacionados ao uso de andador. A criança chega na beira do penhasco e despenca!

Se mesmo assim eu não te convenci a jogar o andador fora… Aí meu amigo. Tu és um caso perdido mesmo! Neste caso, sugiro uma coisa: testa o andador antes de deixar o seu filho usar, se não acontecer nada com você, talvez este andador realmente seja seguro. Mas quero uma foto para comprovar que deu tudo certo, ok?!

Deixei alguns vídeos para você perceber como o acidente não é tão “acidental” assim. Sempre tem um adulto inconsequente e irresponsável por perto. Nestes casos, olhando. No primeiro vídeo, a pessoa sem noção deixa a criança ficar de pé no andador. O exemplo da piscina é o que mais me arrepia. No último vídeo, a mãe se surpreende que a criança caiu do andador!

Um comentário sobre “O andador se ferrou!

  1. Perfeito seu blog, sou Fisioterapeuta Especialista em Intervenção em Neuropediatria, esses dias postei no Facebook, uma reportagem e intitulei ” Atenção Mamães Preguiçosas”, nossa revolta total de algumas mães que utilizaram, como sou preguiçosa enfim, várias criticas..Agora que li seu post,me senti mais reforçada nessa causa..NÃO AO ANDADOR..

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s