Radiação extrema: proteção redobrada!

Que delícia de sol! Correr, brincar, pular na areia, tomar um banho refrescante de mar. Finalmente o verão está aí para animar a criançada! Mas fiquemos ligados com as últimas notícias: previsão de índices de radiação ultravioleta extremo nesta semana. Isto significa que os cuidados devem ser redobrados com relação ao tempo e horário de exposição ao sol, bem como à forma de se proteger.
Você sabia que no Brasil, o câncer mais frequente é o de pele? A radiação ultravioleta é a maior responsável pelo desenvolvimento desta doença. De acordo com o comprimento de onda, os raios ultravioletas são classificados em UV-A e UV-B e UV-C. Todos estão associados com o câncer de pele. Os tipos B e C aumentam com a destruição da camada de ozônio, já o UV-A independe desta camada. A exposição excessiva, ao longo da vida, também acarreta em doença. Ou seja, com ou sem camada de ozônio, temos que nos proteger!
Pesquisas mostram que a exposição cumulativa e excessiva durante os 10 a 20 anos de vida, aumenta muito o risco de câncer de pele, evidenciando a importância de cuidarmos da criançada. Então, antes de ir ao sol, não esqueça de levar chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtro solar com um bom fator de proteção (acima de 30). No verão, as atividades ao ar livre devem acontecer antes das 10 e após as 16h, quando o tempo realmente está mais gostoso e ameno. Ficar na areia, rodando como frango assado, no sol do meio dia… Não né! Estes cuidados devem ser tomados todos os dias, o ano todo, já que os danos causados pelo sol são cumulativos.
Com relação aos filtros solares, escolha um que seja de boa qualidade. Os hipoalergênicos são os melhores, pois reduzem a chance de causar irritação na pele. Eles tem menos perfume e não apresentam corantes. Não esqueça de reaplicar o protetor se a exposição ao sol passar de 2 horas, bem como logo após o banho de mar e piscina. E se você ainda tem protetor solar do ano passado, é porque você não usou direito hein! Nada de economizar com camadas fininhas!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s