Vacina contra HPV

A vacina contra o HPV estará disponível em breve nos postos de saúde do Brasil. Isto é o que promete o governo. Estou torcendo para que pelo menos esta promessa seja cumprida! Em ano eleitoral acontece tudo! Até prevenção contra o câncer as pessoas terão acesso. Que bom se essa fosse a realidade de sempre.
O HPV (sigla em inglês para papiloma vírus humano) é um vírus capaz de infectar a pele e a mucosa, causando desde verrugas até câncer! São mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 podem infectar a região genital e 13 são capazes de causar câncer de colo de útero. Os tipos 16 e 18 são os mais frequentes (70% de todos os casos de câncer de colo de útero).
As infecções pelo HPV são, geralmente, autolimitadas. Assim como a grande maioria dos virus, regridem espontaneamente. Porém, em alguns situações a infecção pode persistir e causar o desenvolvimento de lesões precursoras de câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, garganta e boca. Por isso a importância da vacinação de meninas e meninos! 
A vacina que será oferecida pelo governo é a quadrivalente, ou seja, apresenta 4 sorotipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Como já vimos, os tipos 16 e 18 são os relacionados com o câncer de colo de útero e os tipos 6 e 11, estão mais relacionados com as verrugas genitais e lesões na garganta. Meninas entre 11 a 13 anos receberão a vacina nesta primeira etapa. Em 2015, serão distribuídas doses para meninas de 9 e 10 anos. Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV: a segunda deve ser feita 6 meses depois da primeira, e a terceira, após 5 anos. Nas clínicas privadas, o esquema é um pouquinho diferente: após a primeira dose, a segunda deve é administrada em 2 meses, e a terceira em 6 meses.
Mesmo não estando no sistema público, é importante a vacinação dos meninos e das meninas que já passaram dos 13 anos. As mamães também podem se beneficiar da vacina. Converse com seu ginecologista!
Abaixo, trouxe um esquema do site Bem Estar que detalha o tema.

Para saber mais:

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s