Atividade física para crianças

Fazer algum tipo de esforço parece que está virando coisa do passado. A tecnologia desenvolve produtos que prometem fazer a gente ficar na boa, sem passar trabalho. Com um simples toque, conseguimos tudo. Levantar do sofá, só se for pra ir para a cama! Todas estas facilidades são maravilhosas, desde que não esqueçamos de realizar um mínimo de atividade física diária.
Nosso corpo precisa de movimento para ficar bem. Quando falamos das crianças, que estão em pleno desenvolvimento, a atividade física torna-se essencial. O aumento de casos de obesidade, ocasionado pela má alimentação e sedentarismo, traz sérios riscos à criança: hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia (colesterol alto) e até aumenta a chance de câncer! Então, bora mexer o corpo!
Se eu lhe disser que tem um remédio que traz grandes benefícios para a saúde de seu filho, você compra? Olha o que este “remédio” faz:
·        melhora o desenvolvimento motor;
·        melhora a aquisição de habilidade de motricidade fina;
·        promove o crescimento;
·        constrói ossos e músculos mais fortes;
·        mantém e desenvolve a flexibilidade;
·        promove a manutenção do peso adequado;
·        melhora o sistema cárdio-circulatório;
·        melhora postura;
·        promove oportunidade de amizade;
·        melhora auto-estima.
Aposto que, estimulado pelas facilidades dos tempos modernos, seus olhos arregalaram-se para um remédio assim, tão milagroso! Mas estes são os benefícios da atividade física! Ela demanda tempo e esforço, que depende muito de você, do exemplo que você dá para o seu filho e do tempo que você se dedica a ele.
Muitos pais perguntam quanto tempo as crianças podem ficar na frente da televisão e computador, mas poucos questionam quanto tempo de atividade física as crianças devem ter. Elas necessitam de pelo menos 60 minutos de atividade física moderada à intensa, todos os dias. No computador ou televisão, não devem ficar mais que duas horas por dia.

As atividades físicas recomendadas para as crianças com mais de 4 anos são: andar de bicicleta, nadar, correr, jogar futebol, basquete, ballet. É importante que estas atividades tenham clima de cooperação e não competição, para que sejam prazerosas e a criança se beneficie delas, tornando-as parte de sua rotina.
Além de servir de exemplo, praticando atividade física, os pais podem:
·        incluir atividades físicas em programas familiares (caminhada em família, passeio de bicicleta, nadar na piscina, etc);
·        estimular a ida à escola caminhando ou de bicicleta (quando possível);
·        estar preparado para realizar com a criança alguma atividade física, tendo no carro ou em casa bolas, bicicleta, frisbees, etc;
·        encorajar a criança a trocar TV, computador e jogos eletrônicos por atividades esportivas;
·        reduzir o tempo de utilização de computadores, TV e eletrônicos;
·        quando presentear a criança, pensar em brinquedos que estimulem a atividade física.
Você pode estar pensando que um tablet é tão mais fácil… Mas lembre-se dos benefícios que “mexer o corpo” proporciona ao seu filho. Você não quer o melhor pra ele?
As crianças de 0 a 4 anos também devem se exercitar.  Pasmem! O tempo de atividade recomendado é maior ainda: 3 horas de atividade diária, que variam de acordo com a cada idade:
·        6 meses a 1 ano: brincar ou rolar no chão, engatinhar, brincar com bolas ou outros brinquedos seguros para a idade. Deixe a criança explorar o ambiente! Para isso, adapte o ambiente para que ela possa usufruir dele! Crie um local seguro para seu filho. Não esqueça que as atividades sempre devem ser supervisionadas. Tenha tempo para seu filho!
·        1 a 4 anos: atividades como caminhar, subir escadas, dançar, brincar em lugares abertos, pular. Os parquinhos adaptados são boas opções. Parques abertos, aliando atividade física e a natureza, são ótimas escolhas. Nesta faixa etária, a atividade física ajuda a controlar o peso da criança, melhora as habilidades motoras, o aprendizado e atenção, a pressão arterial, reduz o risco de diabetes no futuro, melhora a composição óssea, além de promover maior disposição e felicidade!
Espero tê-los convencido de que a atividade física realmente é importante para o seu filho. E por falar nisso… Você está se mexendo ou continua esperando um remedinho milagroso para entrar em forma e melhorar a sua saúde?!

Um comentário sobre “Atividade física para crianças

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s