Primeira consulta é com hora marcada.

Brasileiro tem mania de deixar as coisas para a última hora, isso é fato. Mas com o filho, isso pode não dar muito certo! Digo isso, pois tenho recebido muitos casais com bebês de poucos dias em consultas de urgência, dizendo que não conseguiram marcar consulta com o pediatra e querem fazer uma “rotina”. “Somos pais de primeira viagem doutor, temos dúvidas”. Claro que tem dúvidas! E são muitas!

Para evitar este problema, temos que nos programar! Pense: o plantão é um lugar aonde as crianças devem ir quando estão doentes, com algum problema de saúde. Levar um bebê de poucos dias à urgência/emergência para tirar dúvidas, significa colocá-lo em risco. Ele ainda não tem a imunidade necessária para se expor a este tipo de ambiente. Além disso, o pediatra no pronto atendimento está em outro clima: clima de emergência. Sua cabeça está funcionando para resolver as coisas de forma mais rápida, ele tem que ser resolutivo dentro de um tempo mínimo adequado. Não estou dizendo que as consultas devem ser tipo “fast food”. O que quero dizer é que no pronto atendimento, temos que ser um pouco mais objetivos, pois o volume de consultas é muito maior e as pessoas não chegam com hora marcada. Você gosta de esperar num serviço de urgência? Não temos muito tempo para fazer orientações extensas, como as que devem ser feitas em consultas de puericultura (rotina). Temos que resolver os problemas pontuais, aquilo que está atrapalhando a vida da criança hoje, e que aconteceu inesperadamente, sem previsão.
Bem… Se a data para o parto é prevista com bastante antecedência, os pais devem agendar a consulta com o pediatra também com antecedência. Devem agendar, inclusive, uma consulta antes de o bebê nascer, para tirar as primeiras dúvidas, fazer o vínculo com o profissional e até combinar como será o agendamento na semana após o nascimento da criança. Não faz sentido chegar com um bebê no colo no plantão para tirar dúvidas, às 22h, faz? Já to esperando um monte de críticas, pais dizendo que ser pai de primeira viagem é assim mesmo… Eu sei disso. Não vou contrariar e nem me opor à sua opinião. Mas ir num plantão às 22h, com um bebê de poucos dias no colo, no meio de um monte de criança com vômito e diarreia, para perguntar qual pomada passar no bumbum se ele tiver assadura? As mães ficam na maternidade por 2 a 3 dias, com visita diária do pediatra… Será que isso realmente não é exagero!? Me ajudem. Se não for exagero, eu realmente volto atrás!!
Nem vou dizer que a maioria dessas crianças que estão chegando no plantão nasceram de cesárea eletiva. Como não foi possível agendar a consulta com o pediatra anteriormente?! Na boa. Se não conseguiu é porque deixou para a última hora. E com criança, este comportamento deve mudar. Para cuidar de um bebê, precisamos nos programar, ter rotina e se precaver de imprevistos não tão imprevistos assim. Seu bebê é especial! Merece uma primeira consulta com hora marcada. Não improvise.

4 comentários sobre “Primeira consulta é com hora marcada.

  1. Me salve, Jesuiz!
    Sou pediatra também e é só isso q tem no PS!
    Mas hoje os pais não se responsabilizam por nada, nem pela primeira consulta, nem pelo GTA, nem pela alimentação do filho, nada!
    É muito difícil ser criança hoje em dia, elas têm q fazer escolhas e se responsabilizar por elas antes de ter capacidade para isso!
    Essa permissividade e essa transferência de responsabilidade que resultam numa tremenda falta de educação e noção sobre o que é a vida, me assustam.

  2. Tio!!! Pena que não atendes em Joinville! Estou à procura de pediatra pra minha filha que vai nascer em março! Com certeza nos daríamos muito bem com alguém do teu perfil!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s