Urgência ou Puericultura?

Já conversamos sobre isso há bastante tempo, mas acho interessante relembrar.
É muito constrangedor para o pediatra falar para os pais, numa consulta de urgência, que aquele não é momento para conversar sobre coisas que ocorrem há bastante tempo, como: meu filho não come, meu filho não dorme, meu filho não cresce, meu filho não ganha peso, as vacinas estão em dia?…

Essas são queixas muito relevantes e por isso merecem consultas mais longas, avaliação mais detalhada, ou seja, uma consulta chamada “rotina” ou “puericultura”.

Consultas de urgência podem ser resolvidas em 15 a 20 minutos. Quando o pediatra autoriza um “encaixe”, ele se programa para dar conta da agenda que se segue à consulta de seu filho. Criança com febre, tosse de início há poucos dias, coriza, diarreia e vômitos que iniciaram na última semana são exemplos que podem ser resolvidos nesse tempo. Da mesma forma, consultas em pronto-atendimentos e hospitais não devem ser utilizadas como rotina. Isso por um único motivo: seu filho não terá o atendimento (tempo e qualidade) que merece naquele momento. Nada pessoal, mas aquele não é o lugar.

Consultas de puericultura necessitam de mais tempo e por isso devem ser programadas com antecedência. Se a agenda está cheia, não é fácil para o pediatra encontrar um encaixe de 1 hora. Por isso é fundamental que haja programação. Dessa forma você terá um atendimento de qualidade.

“Filho… vai lá e pesa. Filho, vem aqui que eu quero ver a sua altura.”
Esses são comportamentos que não pegam bem numa consulta de urgência. Esses dados são relevantes sim, mas tem hora e devem ser avaliados pelo profissional que está atendendo a criança.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s