Resfriados

Olá! Nessa época são comuns os resfriados, tão confundidos com a gripe. As diferenças são bem pontuais, geralmente relacionadas à intensidade do sintomas.

No resfriado comum, temos sintomas mais brandos: coriza, febre baixa, pouca queda do estado geral e apetite. Geralmente a criança apresenta obstrução nasal e tosse, que podem ser controlados com higiene nasal (soro fisiológico 0,9%) e antitérmico, se apresentar febre ou dor. Uma dica: observe a criança sem febre. Se ela ficar mais ativa, alegre e com vontade de brincar, provavelmente este quadro não deve ser importante.

Na gripe, a febre geralmente é mais alta e persistente, mesmo usando antitérmicos. A coriza é mais intensa, a criança fica prostrada, caidinha (mesmo na ausência de febre), sem apetite, e muitas vezes, com falta de ar (respiração ofegante e mais rápida). Nesta situação, vale a pena ser avaliada pelo pediatra.

Se não apresentar sinais de gravidade, os pais podem tentar controlar os sintomas em casa, com higiene nasal e algum medicamento já prescrito pelo pediatra. Não estou aqui fazendo apologia à automedicação. Mas é interessante que os pais saibam o que fazer nos primeiros dias de resfriado, quando a criança não apresenta sinais de gravidade. Sou obrigado a dizer que nós, médicos, costumamos ser meio confusos nessa hora: se os pais vão para o hospital, questionamos por terem levado a criança sem nada de grave. Por outro lado, se medicam em casa, também questionamos, dessa vez perguntando por que não levaram antes! Pode Arnaldo?!

Converse com seu pediatra em uma consulta de rotina. Pergunte qual a conduta que você pode tomar em casa em situações simples, como resfriados. Questione quando você deve levá-lo ao pronto atendimento, quais os sinais que são mais importantes e que devem lhe deixar atento. Confie em seu médico e siga suas orientações.

Antes de acabar… vacina da gripe previne contra gripe, não contra resfriado.

Um comentário sobre “Resfriados

1. Pingback: Amigdalite ou faringite? – Thiago Pediatra