Quantas horas de sono são necessárias para você e seu filho?

Nada como uma boa noite de sono! Falo isso sem ainda ter dormido, depois do plantão. Espero que essa revelação não tire minha moral de falar sobre o assunto. Risos!

A quantidade ideal de sono pode variar bastante. Sabemos hoje que cada pessoa tem uma necessidade particular. Para mim, 8 horas são necessárias, o que talvez seja diferente para você. O problema é que “está na moda” dormir pouco. Todos querem fazer de tudo para dormir menos, já que temos milhões de tarefas para realizarmos acordados! Os adultos vão para o computador terminar de ler seus e-mails, responder suas mensagens, passear nas redes sociais e agora, ler os posts do Blog Thiago Pediatra! kkk As crianças, não diferentes, aproveitam para usar o tablet, celular, computador. Pra que dormir? Que chato, não?!

Se realmente não houvesse problema, ok. Mas enquanto dormimos menos, os sintomas relacionados à falta de sono aumentam: falta de atenção e memória, cansaço, dor de cabeça e até humor deprimido. Para as crianças, temos ainda: irritabilidade, agressividade e hiperatividade, além das dificuldades escolares relacionadas às noites mal dormidas. Em longo prazo, dormir mal pode aumentar o risco para doenças como: hipertensão, obesidade, diabetes, alguns tipos de câncer, etc.

Bora dormir?!

Uma das últimas orientações sobre horas de sono foi feita em 2015 pela National Sleep Foundation, entidade americana que cuida de questões relacionadas ao sono. Para quem quiser saber mais, acesse o site (em inglês), que traz questões bastante interessantes:  nsf logo

Agora, confira se seu filho e você estão dormindo a quantidade suficiente. Acrescentei ao lado da média de horas necessárias de sono, os extremos que não devem ser ultrapassados, tanto para menos quanto para mais.

  • 0 a 3 meses: 14 a 17 horas (11 a 19 horas)
  • 4 a 11 meses: 12 a 15 horas (10 a 18 horas)
  • 1 a 2 anos: 11 a 14 horas (9 a 16 horas)
  • 3 a 5 anos: 10 a 13 horas (8 a 14 horas)
  • 6 a 13 anos: 9 a 11 horas (7 a 12 horas)
  • 14 a 17 anos: 8 a 10 horas (7 a 11 horas)
  • 18 a 25 anos: 7 a 9 horas (6 a 11 horas)
  • 26 a 64 anos: 7 a 9 horas (6 a 10 horas)
  • 65 anos ou mais: 7 a 8 horas (5 a 9 horas)

recomendação sono

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s