E quando vem o irmãozinho?

E mal se passaram alguns dias do nascimento do baby, vem aquela tia querida e pergunta: “E quando quando vem o irmãozinho?!”

Bem… a dúvida de quando ter o segundo filho é muito presente nas consultas. Quando perguntam pra mim, já vou falando: nem tive o primeiro ainda! O segundo vai demorar mais um pouco! Ah… Você perguntou de você?! (hehehe)

Não acredito que tenha uma data mágica! É o tipo de coisa que cada caso é um caso. Por outro lado, se pensarmos direitinho, não é muito legal sair por aí fazendo filho, às pressas, só porque a idade está passando. Pensem que o bebê que acabou de nascer precisa de colo, carinho, atenção. Ele vai crescendo e a atenção também deve aumentar! Volte no tempo: imagine você pequenino, começando a caminhar, precisando “ser visto” o tempo todo… E aí vem o irmãozinho querido do coração da mamãe! “Mas não era eu o querido?! Ainda não me sinto seguro pra isso! Ela me trocou, não me ama mais!!” Toda a atenção se volta para o pequeno. Aquele que demandaria mais respostas às suas ações, acaba, mesmo que por um curto período, naturalmente terceirizado. “Vai com a vovó! Vai com a titia! O papai cuida de você!”. Não que isso seja o fim do mundo, mas é difícil de compreender em um determinado momento da vida.

Por outro lado, algumas famílias conseguem lidar muito bem com isso, tirando de letra. Tenho vários exemplos assim no consultório. Nasceu um, depois o outro… Dois anos depois até parecem gêmeos! No começo vira uma bagunça só. Um pega resfriado e o outro já pega junto. Um chora pelo brinquedo que quer pegar do outro! A mãe tem que se dividir em 10, não tem jeito!

Para quem tem dúvida sobre isso e quer saber (mais) uma opinião, sugiro que espere o primeiro filho desfraldar para então se encomendar o irmãozinho. Nesse período, ele já se comporta com mais autonomia, sente-se mais seguro e sua linguagem já está adequada para manifestar suas angústias. Além disso, receberá com muito mais alegria o pequeno que virá por aí.

Sou o terceiro de três (e temporão!). Pensa se precisei competir com meus irmãos pela minha mãe!? Eles já tinham desfraldado há tempo, mas mesmo assim, ainda ficaram com ciúmes, pode?!

Ótima semana!

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s