Amigdalite ou faringite?

Seu filho está com infeção na garganta, mas não precisa usar antibiótico.

Ah! Mas por que tem médico que usa antibiótico e outros não?! Não é tudo infecção de garganta igual? A resposta é…

Não.

Quando a criança apresenta infecção de garganta, temos que entender uma coisa: essa infecção pode ser causada por vírus ou bactéria. Vocês vão ler muita coisa ainda sobre essas diferenças, já que são básicas na pediatria!

Podemos ter uma faringite, quando a infecção acomete a faringe (fundo da garganta); ou amigdalite, quando acomete as  amígdalas (aquelas duas “bolinhas” que temos ao lado da “campainha” ou úvula). Geralmente a amigdalite é bacteriana nas crianças acima de 2 anos. Abaixo disso, viral. Já as faringites, são, em sua maioria, virais, independente da idade.

As viroses são doenças causadas por vírus. Não me venham com esse papinho de que o médico não sabia o que era e disse que era virose! Quem lê o blog já sabe que virose é o termo que se usa para dizer que a infecção é causada por vírus. Nessa situação, não faz sentido usar antibiótico, pois os vírus possuem um ciclo e o organismo se dá conta do recado. Na faringite viral a criança apresenta febre que pode ser baixa (mas eventualmente elevada), redução do apetite e tem aquela característica que comentamos na postagem sobre resfriado: quando a febre passa, a criança fica bem, mas quando volta, a criança fica caidinha, sem ânimo para brincar.

Quando a infecção de garganta é causada por bactéria, geralmente há acometimento das amígdalas, que ficam encobertas por  uma placa esbranquiçada. Essa placa é facilmente percebida pelo pediatra durante a consulta. Mas não é só isso! Na amigdalite bacteriana, a criança fica prostrada, com febre alta e persistente (difícil de passar como na gripe!),  e com redução muito importante do apetite. Bactéria se trata com antibiótico. Mas não é qualquer um. Tem que ser o antibiótico certo, na dose certa, pelo tempo certo. Então nada de iniciar aquele restinho de remédio que sobrou do outro tratamento, hein!

Muitas vezes a placa só aparece após 48 horas de febre. Por isso os médicos pedem para avaliar a criança depois desse período, facilitando o diagnóstico. Se a criança for avaliada antes, é provável que o médico fale: “agora não tem placa, você vai usar apenas medicamentos para dor e febre. Volte em 2 dias, se aparecer placa, iniciaremos antibiótico.” Essa é uma conduta correta! Então não saiam frustrados do consultório com uma receita de antitérmico na mão, dizendo que o médico não fez nada! Era isso mesmo que era pra ser feito naquele momento.

Para resumir a história: se seu filho está com dor de garganta, ele pode ter uma infecção por vírus ou bactéria. Se for vírus, o médico prescreverá apenas sintomáticos (medicamentos para dor e febre). Se for bactéria, além dos sintomáticos, ele prescreverá um antibiótico. Se você for no primeiro ou segundo dia de febre, é provável que ainda não dê de perceber a diferença e deverá voltar em 2 dias para reavaliação, pois as placas podem surgir nesse período.

 

 

 

 

 

 

10 comentários sobre “Amigdalite ou faringite?

  1. Você acompanhou minha filha até uns 6 ou 7 meses aqui em São João Batista, depois que vc saiu não apareceu mais nenhum médico bom igual você. Sempre falo que pediatra bom é Dr. Thiago. Pena que o que é bom dura pouco. Tive mais dois filhos e sinto a necessidade de um médico que realmente bom como você aqui no município. Abraços

  2. Hoje mesmo levei minha filha no médico, com garganta inflamada, ele acabou me dizendo que era virose, apenas me receitou remédios sintomáticos, ainda achei errado não ter receitado um antibiótico, (acabo sempre generalizando, garganta inflamada= antibiótico), e graças a você, não tenho mais duvidas em relação a isso, estou mais confiante de que estou medicando ela corretamente!! Obrigada, e parabéns pelo seu trabalho, sem duvidas estais ajudando muitas mamães, assim comp eu.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s