Troca de fralda

Você sabe como higienizar a área de fraldas do bebê? São tantas informações na internet, que chegamos a ficar confusos! Infelizmente, muitas delas são alavancadas pela comercialização de centenas de produtos, fazendo com que a simples troca de fralda ganhe um ar sofisticado e complexo, parecendo impossível de ser executado por qualquer pessoa.

Muitas mães acham que precisam viajar para Miami antes de ter filhos, pois a pomada de lá é melhor do que a daqui. Sempre falam da pomada, da pomada… Mas trazem carrinho, roupas, berços… Risos! “Quero ter filhos, mas não posso ir a Miami! Como ficará o bumbum do meu bebê?!” Ó céus! Para tudo se dá um jeito.

Na maioria das vezes, nem pomada precisamos usar. Que bom que existem os sites e grupos de vendas de produtos de bebês! Afinal de contas, “não sei o que fazer com tanta coisa que sobrou!”. Claro que sobra! Pois nem sempre precisamos inventar moda quando a questão é simples!

Então, para que não fiquemos desesperados, fui conversar com Dra. Marice El Achkar Mello, médica especialista em dermatologia pediátrica. E olha o que ela fala:

A área da fralda é uma região que merece cuidado especial desde o nascimento até a retirada da fralda. Isto porque, a troca de fralda se dá, no início, em torno de 10 vezes ao dia e vai reduzindo até aproximadamente 5 vezes ao dia, ou seja, iremos limpar e friccionar esta área da pele ao menos 5500 vezes em 2 a 3 anos. Por isso, a limpeza deve ser equilibrada, gentil e as trocas devem ser feitas sempre que necessário para evitar umidade prolongada e contato demasiado da pele com urina e fezes.

Vejo algumas mães arrastando o lenço umedecido no bumbum do bebê, como se estivessem tirando mancha de roupa! Gentileza gera gentileza, hein! (risos!)

Quando a criança apenas urinar, a recomendação é a simples troca da fralda por uma limpa. Se você usar uma fralda de boa qualidade ela absorverá todo o xixi, deixando a pele praticamente seca. Quando o bebê defecar, usar apenas algodão e água para limpar o local e colocar uma fralda limpa.

Preste atenção no que ela disse: quando a fralda for de boa qualidade, ela absorverá todo o xixi. Então, se a região ficar úmida depois de o bebê urinar, vale a pena secar, ok?

Outros cuidados recomendados são: evitar ao máximo o uso de lenços umedecidos, evitar esfregar demasiadamente a região quando secar, deixar para lavar a região com sabonete apenas na hora do banho e expor a região ao sol sempre que possível. Qualquer tipo de assadura deve ser avaliada pelo pediatra ou especialista.

Para saber mais sobre a saúde da pele dos bebês, acesse o site da Dra. Marice.  www.maricemello.com.br

2 comentários sobre “Troca de fralda

  1. Uso sempre algodão e água morna em casa o problema é quando saímos tô tentando montar um kit para levar na mala…Não gosto de usar o lenço e o Giuseppe já apresentou alergia com algumas marcas.

    1. Ótimo Raquel! Acredito que o caminho seja esse mesmo. Deixar uma garrafinha com água morna para as saídas. Em situações que apenas o lenço estiver à mão, você pode “lavá-lo” em água morna corrente, retirando o excesso de perfume.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s