BLW protege contra obesidade?

O BLW (baby-led weaning) é uma técnica em que a criança controla o ritmo de seu desmame, ou introdução alimentar, por meio de oferta de alimentos sólidos e não papas como costumamos oferecer. Muito se fala dessa nova forma de oferecer os alimentos. Na verdade, adoramos uma “moda” alimentar. Mas como tudo que é novo na medicina, precisamos ter cautela para saber os reais benefícios e riscos de mudar.

Em um estudo publicado neste mês no JAMA Pediatrics, os autores comparam dois grupos de crianças: 105 que foram apresentados ao alimento por meio da técnica BLW e 101 com introdução alimentar tradicional, ou seja, por meio das papas. As crianças foram avaliadas com 12 e 24 meses e o que eles queriam saber, principalmente, era se o BLW protegia as crianças de obesidade e se realmente era segura.

O grupo BLW apresentou mais satisfação com a comida (aos 12 e 24 meses), porém menor resposta à saciedade, o que levou à um discreto aumento do IMC, que, segundo os autores, não foi uma diferença significativa. Além disso, não houve diferença nos eventos de engasgo, de ingestão energética (os dois grupos consumiram a mesma quantidade de calorias) e no risco para anemia por deficiência de ferro.

Uma observação importante deste estudo é que a autorregulação não necessariamente protege contra a obesidade, sugerindo que a supervisão dos adultos é importante para evitar o excesso de ganho de peso.

Lembro que uma das principais funções das consultas de rotina da criança é acompanhar o ganho de peso e crescimento, possilitando aos pais saberem se estão no caminho certo. Seja por BLW ou de forma tradicional, o acompanhamento profissional é importante para garantir o ótimo desenvolvimento de seu filho.

Fonte: JAMA Pediatr. 2017 Jul 10. doi: 10.1001/jamapediatrics.2017.1766. [Epub ahead of print]

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s